Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MINHAS ANDANÇAS PELO BAIRRO


MINHAS ANDANÇAS PELO BAIRRO

Após registrar algumas imagens estáticas e algumas em movimento do trecho por mim delimitado (três quadras: duas da Avenida Sonnemberg e a terceira, na Avenida Pedro Ludovico, na cidade Jardim, onde moro aqui em Goiânia) fiz esse mesmo percurso a pé por várias vezes, no entanto, cada uma delas pareceu-me singular embora seja local conhecido, proximidades de minha casa e uma parte do trajeto que faço para o trabalho.
A primeira quadra do lado direito é ocupada por empresas de médio porte: transportadora, distribuidoras, escritórios, há também um bom restaurante. Do lado esquerdo é composta por residências, uma pequena padaria e um pit-dog.
A segunda tem seu lado direito praticamente ocupado por outdoors, já o esquerdo, residências, uma empresa de vestuário, uma panificadora e um posto de combustível ao final da quadra.
Já a terceira quadra, é mais movimentada, os transeuntes são mais presentes e o trânsito, mais frenético. A movimentação do comércio é maior, do lado esquerdo possui lojinhas, consultórios odontológicos, centros de beleza, supermercado, locadora, reformadora de móveis. Em seu lado direito existem, além de salões de beleza, supermercados, pit-dog, empresa de locação para eventos, papelaria, farmácia e, uma floricultura.
Encontrei muitas possibilidades de fazer uma parceria educativa, mas selecionei esta última para a minha porta de entrada! Haja vista que, dentre as idas e vindas e as possibilidades que sondei, seja com uma conversa informal com as pessoas locais, ou apenas observando ao máximo o contexto de tudo que me cerca dentro desse percurso, foi neste viveiro (a princípio julguei se tratar de uma floricultura) que encontrei maior potencial educativo! Dado o perfil do ambiente que não é apenas comercial, mas também multidisciplinar e multicultural, pois existe lá um pequeno acervo de peças históricas. Já marquei para voltar lá nos próximos dias.
Conforme disse a paisagista e designer de interiores, Maialú de Freitas Pereira (formada pela Faculdade de Artes desta instituição) “essa proposta é excelente!” Disse que tem pensado mesmo em fazer um trabalho lá, mas desejava uma parceria para começar e se colocou à disposição. O dono é o professor Weudes que atua no ensino superior. É biólogo e paisagista, inclusive, realiza palestras na área ambiental, gratuitamente, em escolas públicas.
O espaço sempre recebe estagiários da área ambiental, arquitetura, biologia, paisagismo. Até agora filmei e fotografei o lado externo do viveiro. Já estou apaixonada! Vou voltar para registrar a parte interna, pois quando lá estive, era quase noite. Contudo já estou, no momento, estudando uma proposta de intervenção, ou seja, um projeto de contribuição através das Artes Visuais em parceria com esse espaço bastante pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário